Grupo 4 - Complexo do Xuri 
O homem e as águas das restngas capixabas
Grupo 4 - O complexo do Xuri
O que é o "Complexo do Xuri"

O "Complexo do Xuri" é formado por duas sub-bacias (tabela), respectivamente, a sub-bacias dos rios Xuri e Ponto Doce. As áreas alagáveis (brejos) dessas áreas em conjunto somam quase 1.000 hectares. Já os trechos lóticos (de rios) à montante e à jusante do complexo das áreas lênticas chegam a  14 km de extensão.

O que já foi mapeado por drone nessa área

Aproximadamente 80% de toda a bacia do Xuri já foi mapeada por drone nesse estudo. O cartograma, a seguir, ilustra as áreas já mapeadas por drones nesse projeto.  A área desse complexo equivale a 3,33% de todas as unidades de conservação de uso sustentável do  ES (total de 30.018,8 ha). A esse complexo, devemos agregar - em breve- uma terceira bacia similar (Jucu/Canal Congo).  

O "complexo do Xuri" consiste em um conjunto de terras úmidas (lagoas, brejos, canais, córregos e represas) que se estende por mais de uma dezena de quiômetros em direção aproximada em paralelo à costa. Infelizmente, a região é mais conhecida pela presença de um presídio cujas fugas de presos são sempre notícia. 

O "Complexo do Xuri" trata-se de um mosaico de fragmentos de vegetação nativa (restingas e mata Atlântica), de áreas agropastoris (pastagens e cultivos diversos), áreas residenciais (vários condomínos seja residenciais, áreas de chácaras e sítios). Há também comunidades religiosas (evangélicos, igreja maranata, associações espíritas) e um conjunto de pousadas, hotéis, fazendas que oferecem diferentes tipos de atrações voltadas ao agroturismo. 

Os principais núcleos urbanos nessa área são: Balneário Ponta da Fruta, Nova Ponta da Fruta, Recanto das Sereias. Os principais condomínios são: Mar D´Ule, Termas, Comunidade dos Menezes, etc.). A região é cortada pela Rodovia do Sol - ES 060 além de várias estradas vicinais.

Esse complexo ecológico reúne uma variedade de biótopos terrestres (matas riparias, restingas, campos, fragmentos de Mata Atlântica) e aquáticos (rios, regatos, ribeirões, brejos, alagados, lagoas, tanques de piscicultura, etc.) que estão em grande interdependência. 



Vida no Campo não implica em desmatamento ou poluição das águas

A paisagem do Xuri é muito bonita tanto em termos de natureza quanto em termos de usos do homem. Há uma grande variedade de biótopos terrestres e aquáticos: fragmentos de mata atlântica, campos abertos, brejos, lagoas, riachos e ribeirões, tanques de piscicultura. Inúmeras fazendas de gado ocupam grandes extensões de terra, assim como diversas áreas de chácaras e sítios. O Xuri e seu principal tribuário, o Córrego Sete, constituem-se em uma das principais áreas que merecem mais atenção por parte do município: melhores estradas, um plano de desenvolvimento sustentável para o agroturismo, e ações mais vigorosas de educação ambiental seriam, por exemplo, muito bem-vindos para a região. As fotos a seguir oferecem bons exemplos da paisagem variada dessa região.

Por que preservar os "brejos" do Xuri?

Um dos principais "serviços ambientais" prestados pelo complexo é, sem dúvida, a produção de água doce. 
Além do desmatamento, da erosão das encostas um dos principais impactos antrópicos existentes nesse complexo é a construção de canais que permitiram um rápido escoamento das águas o que certamente diminuiu muito não só o estoque hídrico mas também o tempo de detenção da massa de água no complexo.

É evidente que a região está "meio esquecida" pelo setor ambiental do estado. A área não está incluída nas prioridades municipais seja em termos de saneamento, segurança pública, transportes. Não há um plano de desenvolvimento sustentável que promova a integração das atividades econômicas ao terrritório e seu capital natural.
 
Agroturismo no Complexo do Xuri

Segundo a Secretaria de Turismo de Vila Velha, o muncípio oferece pelo menos 15 propriedades que fazem parte do circuito de agroturismo municipal. Essas propriedades estão espalhadas pelas regiões do Xuri, Morada do Sol, Córrego Sete (tributário do Xuri), Jaguarussu e Retiro do Congo. No Complexo do Xuri existe uma grande variedade de opções para o turismo e outras atividades culturais e religiosas: cavalgadas, ciclismo rústico, caminhadas, retiro espiritual ou religioso, fotografia, rotas gastronômicas, cervejarias, artesanato, etc.