O projeto prevê um levantamento dos principais componentes da biodiversidade aquática na região do médio rio Doce. Isso será feito através de duas abordagens: (a) coletas semestrais em pontos de coletas localizados nos principais tributários do (médio rio Doce) e em lagos considerados representativos do distrito lacustre da região. As coletas estão sendo realizadas nos meses de seca e durante o periodo das chuvas. A segunda abordagem relaciona-se a uma pesquisa bibliográfica que engloba os principais artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado originadas a partir de estudos cientificos conduzidos nessa região entre os anos de 1950 e 2004. Serão ainda pesquisados e relacionados os principais relatórios produzidos por diferentes agências governamentais e ONGs.

O projeto conta com a parceria entre a UFMG e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM. Essa perceria fundamenta-se na troca recíproca de dados e informações gerais sobre a biodiversidade aquática em Minas Gerais e na construção de um banco de dados que possa vir a ser hospedado e gerido nas duas instituições. A idéia central dessa parceria é a de construrir e disponibilizar um banco de dados sobre a biodiversidade aquática que possa vir a ser usado nas situações de emergência ou crises tais como o derramamento indevido de efluentes industriais ou o rompimento de barragens de contenção de rejeitos de minéios e outros passivos ambientais que têm afetado os corpos de água de Minas Gerais com crescente intensidade nos últimos anos.

Os dados a serem gerados nesse projeto serão colocados nesse sítio de acolhida à medida que forem sendo gerados. O projeto irá disponibilizar de modo sistemático e atualizado um banco de dados sobre biodiversidade aquática na região que possa ser também usado por diferentes tipos de usuários tais como agências do governo, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-gradução, estudantes e professores do ensino fundamental bem como a sociedade em geral.

 

 
 
     
   
 
 

Grupos Participantes:

Lab. Gestao Ambiental, ICB/UFMG

(Prof. Dr. Ricardo M. Pinto-Coelho)

Lab. Limnologia, ICB/UFMG

(Prof. Dr. Francisco Barbosa)

Instituto Mineiro de Gestão das Aguas - IGAM

Governo do Estado de Minas Gerais

(Msc. Zenilde das Gracas)