Bilioteca Digital
Biota Aquática no Médio Rio Doce
Convênio 5734 - Fapemig/FUNDEP/UFMG
Coordenador: Prof. Dr. Ricardo M. Pinto-Coelho



Figura 1 - Aspecto da comunidade de macrófitas na zona litorânea da lagoa D. Helvécio (lagoa do Bispo) no Parque Estadual do Rio Doce (Foto de rmpc em 2 de outubro de 2004).



Área de Estudo

A parte mineira da bacia do rio Doce estende-se pelas porções leste e sul do estado. A geomorfologia dominante é a do "mar de morros" com mais de 80% da área total ondulada ou fortemente ondulada. Os solos são classificados predominantemente como latossolos vermelho-amarelo (LV), mas com ocorrências localizadas de hidrossolos ou cambissolos. A região originalmente era coberta pela Mata Atlântica hoje praticamente reduzida aos 36000 hectares do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) além de fragmentos de 10-100 hectares disseminados pela região. Embora muito afetada pelo desmatamento, a Mata Atlântica brasileira pode chegar a abrigar cerca de 60% da biodiversidade dos biomas tropicais (Fonseca, 1997). Esse ecossistema foi um dos mais atingidos pelo desmate estando hoje reduzido a cerca de 12% de sua cobertura original no país.

O clima da região é o úmido-subtropical, com uma precipitação média de 1450 mm, distribuídos em uma estação chuvosa muito bem demarcada entre os meses de dezembro e março. A temperatura média anual oscila entre 20 e 23C, mas a temperatura máxima diurna pode atingir a 35 C.



Figura 2 - Bacia do rio Doce e principais afluentes no entorno do Parque Estadual do Rio Doce (PERD). Notar que a região é dominanda por silvicultura intensiva e por áreas de pastoos. Nessa região existem ainda três grandes concentrações industriais a saber: Monlevade, Acesita, Ipatinga (Usiminas) e Cenibra (Cia Vale do Rio Doce). Extraído de Barbosa et al. (2000). A pecuária extensiva e a silvicultura industrial, ou seja, a monocultura de Eucaliptus, são as principais atividades humanas da bacia. Essas atividades ocupam pelo menos 80% da área total da bacia.



Figura 3 - Mapa ilustrando algumas das lagoas encontradas no Parque Estadual do Rio Doce. As lagoas do Bispo, Carioca e Gambazinho podem serem vistas no mapa.

 

Pontos de Coletas

Ambientes Lênticos (pontos de lagos)

Os ambientes lênticos a serem amostrados estão localizados na região do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) sendo dois lagos situados dentro da reserva (Lago Dom Helvécio e Lagoa da Carioca) e quatro lagos localizados em áreas vizinhas sujeitos a diferentes impactos antrópicos, principalmente monoculturas da mirtácea Eucalyptus, ou seja, os lagos Palmeirinha, Jacaré, Lagoa Amarela e Lagoa das Águas Claras.

As coletas serão feitas na região central, de maior profundidade, em pontos cobrindo toda a coluna de água e delimitados segundo a penetração de luz medida pelo radiômetro sub-aquático (100%, 10% e 1% da zona fótica) e a 1,0 metro do fundo, na região normalmente afótica do sistema.



Pontos Lóticos (pontos de rios)

Serão amostrados sete rios da bacia do médio Rio Doce (Ribeirão Caraça, Rio Sta. Bárbara, Rio Piracicaba, Ribeirão Do Severo, Rio do Peixe, Rio Doce e Ribeirão do Ipanema). As coletas normalmente serão feitas a partir de pontes ou pontilhões com o uso de garrafa amostradora e sondas mutliparamétricas (YSI, Digimed). As coletas de material bentônico e de vegetação aquática serão feitas a partir da margem com o material apropriado.





Saída SIG

Aqui voce pode consultar nosso banco de dados usando uma ferramenta de georeferenciamento (SIG). Os dados coletados contendo as informações sobre os locais de corrência dos organismos coletados podem ser sobrepostos a diferentes planos de informações tais como a rede hidrográfica, a rede viária, as principais unidades de conservação (SNUC) bem como outros elementos de interesse.O usuário pode também escolher difenrentes tipos de ampliações (zoom) e obter dessa forma o mapa de seu interesse. Ele pode também exportar essa imagem em formato JPEG para uso prórpio.









Página criada por Ricardo Motta Pinto Coelho
Belo Horizonte, 20 de novembro de 2004

Fale conosco (opcao 1)
Fale conosco (opcao 2)




Voltar