Livros

  1. Fundamentos em Ecologia:
    O livro traz um conteúdo voltado ao ensino dos fundamentos teóricos da Ecologia para estudantes universitários do ciclo básico nos cursos de biologia, ciências da saúde, engenharias e áreas afins. O livro tem sido um sucesso de vendas desde sua publicação no ano 2001, tendo já vendido mais de 80 mil exemplares. Segundo a ARTMED, editora do livro, trata-se de uma publicação que já atingiu uma marca nacional que a torna um produto clássico no ensino de ecologia na língua portuguesa.

  1. Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável:
    Nesse livro, o tema da reciclagem ambiental foi, pela primeira vez, abordado dentro de uma ótica estritamente científica e acadêmica. As principais cadeias da reciclagem (plásticos, vidros, aço, óleos vegetais, pilhas, papel, resíduos de informática, automóveis, material de construção, água no ambiente doméstico, dentre outras) são abordadas em grande detalhe. Além disso, a obra traz uma visão crítica das principais cadeias produtivas da indústria nacional e procura mostrar o quanto o país está ainda atrasado quanto o assunto é a sustentabilidade ambiental. O conteúdo do livro pode ser de interesse tanto às áreas ambientais quanto para os profissionais da saúde, engenharias, dentre outras. O leitor, ao ler o livro, é também estimulado a empreender na área da reciclagem e do desenvolvimento sustentável.

  1. ATLAS Pampulha:
    A Represa da Pampulha, além de patrimônio mundial da Unesco, é um dos principais pontos de lazer e talvez o mais importante complexo esportivo e turístico de Belo Horizonte. A despeito de sua importância ambiental, histórica, urbanística e econômica, a lagoa da Pampulha tem sofrido com a poluição crescente de suas águas, apesar das inúmeras intervenções dos gestores públicos. O Atlas reúne os principais resultados das pesquisas na lagoa Pampulha realizadas  pelos membros do Laboratório de Gestão Ambiental de Reservatórios – LGAR/UFMG, ao longo de mais de 30 anos! O atlas foi concebido para atingir um público amplo e de formação variada; o livro foi escrito para possibilitar uma leitura leve, com muitas ilustrações, gráficos e mapas que procuram fornecer ao leitor um painel sobre a situação da represa e quais as melhores alternativas para  recuperar e conservar o ambiente.

  1. Crise nas Aguas:
    O livro resulta da estada do Prof. Ricardo M.P. Coelho na University of Florida, Gainesville (USA), como professor visitante em 2013 (bolsa Fullbright/CAPES). Nessa universidade, o professor esteve associado ao Florida Sea Grant Laboratory que é mantido pela NOAA, uma importante agência do governo americano voltada aos estudos climáticos.  Lá, sob a orientação do Prof. Dr. Karl Havens, diretor do instituto, ele teve acesso a informações em primeira linha, sobre mudanças climáticas globais e seus impactos sobre os ecossistemas sulamericanos e, em paricular, os biomas brasileiros. Dessa vivência, nesse importante centro de pesquisas, surge a ideia do livro. O principal objetivo da obra foi o de fornecer um painel ao leitor sobre as reais dimensões da crise hídrica em que vivemos e como podemos enfrentá-la ou adaptarmos à ela. Os principais ecossistemas da biosfera são tratados em grande detalhe, com especial atenção nos biomas brasileiros.

  1. Gestão de Recursos Hídricos em Tempos de Crise:
    A obra é uma reedição do livro anterior “Crise nas Águas”, mas que foi completamente revisto, atualizado. O seu conteúdo foi completamente reformatado para que pudesse ser usado em vários cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras. Um novo capítulo especial foi incluído sobre o rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG) e, nesse sentido, foi o primeiro livro didático brasileiro a abordar a questão das barragens de mineração e os perigos que essas estruturas oferecem à sociedade em geral.