Limnologia do Reservatório de Nova Ponte

Caixa de Texto: O objetivo geral do programa de monitoramento limnológico foi o de fornecer um panorama geral da qualidade das águas superficiais em todo o reservatório. Esse objetivo geral foi,  por sua vez, sub-dividido nos seguintes objetivos específicos: 
Identificar eventuais problemas ambientais tais como focos de eutrofização, de contaminação por fertilizantes, focos de assoreamento, etc. 
Identificar as possíveis fontes pontuais de poluição e de contaminação ambiental existentes tais como lançamentos pontuais de efluentes não domésticos, poluição por esgotos, etc.
Fornecer dados que possam priorizar certas regiões do reservatório como sendo adequadas para a implantação de empreendimentos aqúícolas.
Fornecer as informações necessárias para as estimativas da capacidade de suporte em termos de produção intensiva de pescado em tanques-rede, principalmente fornecendo dados confiáveis de fósforo, nitrogênio e de clorofila-a que são considerados parâmetros essenciais para a grande maioria dos modelos de avaliação de capacidade de suporte.
Fornecer as bases de dados que serão usados para dar continuidade ao monitoramento ambiental que será feito após a implantação dos empreendimentos.
Os trabalhos de monitoramento limnológico estiveram sob a coordenação do Prof. Dr. Ricardo Motta Pinto Coelho (LGAR-UFMG) relatório final do monitoramento limnológico pode ser baixado diretamente AQUI.

Delimitação de Parques Aquícolas no Reservatório de Nova Ponte (MG)

Projeto Edital FAPEMIG-EPAMIG-LGAR-UFMG

Saiba mais: