As novas descobertas científicas e a constante oferta de novos produtos decorrentes das aplicações tecnológicas desse novo conhecimento disponibilizam, numa escala jamais vista, novas possibilidades para o avanço da civilização humana.  Entretanto, são cada vez mais visíveis os impactos ambientais  que todo o esse progresso e o crescente uso dos recursos naturais causam na biosfera. Hoje, fica cada vez mais clara a noção de que é preciso fazer algo. Mas fazer o que? O que cada cidadão pode fazer isoladamente ou em conjunto? O curso Bases Ecológicas para o Desenvolvimento Susentável aqui apresentado vai em busca de respostas à pergunta acima.  O curso foi totalmente reformulado para ser feito através de ferramentas à distância (vídeo-aulas) e  também através de aulas presenciais e está aberto a toda a comunidade discente da UFMG.

Inicialmente, são apresentados os principais impactos ambientais que o desenvolvimento humano vem causado na atmosfera,  no solo,  na água e sobre a biodiversidade. Em seguida, um capítulo aborda a crescente fragilidade que as diferentes sociedades humanas estão expostas face a toda essa degradação. Um outro capítulo trata da governança e meio ambiente, ou seja, como os governos em suas diferentes escalas e níveis, devem proceder para reverter ou minimizar toda essa degradação.

Em seu capítulo final, o curso irá apresentar um painel detalhado sobre como deverá ser o nosso futuro segundo diferentes cenários de governança. Essa visão de futuro foi baseada em simulações alimentadas com milhares de dados coletados em várias partes do planeta.

Em vários momentos do curso, são apresentados casos de estudo que procuram ilustrar a íntima relação entre meio ambiente e o desenvolvimento. Esse curso irá demonstrar, em vários momentos, que a verdadeira sustentabilidade ambiental só pode ser verdadeiramente atingida com educação, capacitação, ações de governo, opções claras do meio empresarial e total engajamento do mundo acadêmico às premissas da sustentabilidade.

O curso é baseado em um estudo encomendado pela Organização das Nações Unidas, através de seu programa UNEP, a centenas de especialistas oriundos de dezenas de nações, universidades  e centros de pesquisa com reconhecida competência em Ecodesenvolvimento. O conteúdo desse material está sumarizado em um livro que pode ser livremente obtido na internet no site
 
http://www.unep.org/geo/geo4.asp

O curso atual resulta do trabalho de pesquisa dos professores Ricardo M. Pinto Coelho e José Fernandes B.  Neto.  Enquanto que o prof. José Neto trabalhou incansável na pesquisa, seleção e avaliação  de um vasto acervo bibliográfico, o professor Ricardo M. Pinto-Coelho traduziu, fez a revisão e adaptou,  contextualizou não só o texto original mas agregou novas informações julgadas necessárias ao público brasileiro.  O Curso Bases Ecológicas para o Desenvolvimento Sustentável, portanto, resulta de um trabalho em equipe.  Acreditamos que o conteúdo aqui apresentado irá atrair uma variada gama de estudantes graduandos de vários cursos da UFMG tais como C. Biológicas, Medicina, M. Veterinária, Engenharias, Aquicultura, Direito, Turismo, C.  Sociais e Econômicas, dentre outros.

Caixa de texto: Universidade Federal de Minas Gerais— LGAR– ICB
Caixa de texto: Início

Bases Ecológicas para o Desenvolvimento Sustentável (BEDS-2011)

Copyright ®

Dr. Ricardo M. Pinto-Coelho

(Webmaster, autor dos textos)

-Todos os direitos reservados

15 de abril de 2011

 

 

 

Hit Counter by Digits
visitantes após 15 de abril de 2001

Apoio:

PROGRAD-UFMG

Edital 02/2009

 

Edital